Algumas pessoas nascem com alterações em seu cromossomos, os cromossomos são os responsáveis pela formação e funcionamento do corpo, conforme a visão atual da ciência, estas alterações nos cromossomos geram modificações na forma e/ou no funcionamento do corpo. Ebtre as modificações cromossomicas mais conhecidas estão os portadores de 03 (três) cromossomos em vez de 02 (dois) no par 21, estes portadores da trissomia 21, são conhecidos como portadores da Síndrome de Down.
AS CARACTERISTICAS MAIS CONHECIDAS NA SÍNDROME DE DOWN SÃO:
» Fendas palpebrais oblíquas;
» Mãos e pés pequenos;
» Prega palmar transversal única;
» Dedos curtos;
» Aumento da distância entra o hálux (dedão) e o segundo dedo do pé;
» Pescoço curto;
» Hipotonia (fraqueza) muscular;
»Lingua grande e pontuda;
» Baixa estatura.
AS MODIFICAÇÕES MENOS CONHECIDAS SÃO:
» Mal-formação cardíacas;
» Mal-formação digestiva;
» Hipotireoidismo;
» Doenças infecciosas recorrentes;
» Mal-formação e alterações otorrinolarinogológicas.
Hoje escrevemos um pouco sobre as doenças otorrinolarinogológicas encontradas nos portadores da SD.
Portadores da Síndrome de Down, apresentam algumas deformidades otorrinolarinogológicas com uma frequência maior em relação aos não portadores, entre elas: Ponte nasal achatada, pequena cavidade oral, orelhas pequenas com implantações baixa, língua grande e pontuda e sulcada, estenose do meato acústico externo.
Algumas doenças otorrinolarinogológicas também apresentam uma maior frequência nos portadores da SD, entre elas: hipeetrofia das adenóides, amigdalites de repetição, roncos e apnéia obstrutiva do sono, atraso na linguagem, otites de repetição, deficiência auditiva.
As hipertrofias das adenóides e das amigals tem relação direta com uma maior frequências das infecções respiratórias, com roncos e apnéia obstrutiva do sono.
A deficiência auditiva pode ser ocasionada por otites de repetição, que tem relação com aumento das adenóides, e com uma maior incidência de deficiÊncia auditiva congênita.
A dificuldade de fonação pode ser ocasionada por um ou associado de mais de um fator: dificuldade na aprendizagem, dificuldade em ouvir e assim reproduzir o som, aumento das adenóides, aumento da língua, boca pequena.
A perda auditiva, a obstrução nasal e o ronco com apnéia do sono são as causas mais freqüentes de consulta dos portadores de Síndrome de Down com otorrinolaringologista.
Quanto aos cuidados? Bem isto será o tema de uma próxima conversa...
0 comentários:
Postar um comentário