domingo, 15 de maio de 2011

SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS APRESENTA A PEÇA SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Com direção de Leonardo Cortez, a adaptação do original de William Shakespeare será encenada por atores com Síndrome de Down. A apresentação será dia 6 de maio (sexta-feira), às 20h. Ao final do espetáculo haverá um bate-papo com o público. A entrada é franca.
 O SESI São José dos Campos apresentou, no último dia 6 (sexta-feira), às 20h, a peça Sonho de uma Noite de Verão. Após o espetáculo, o diretor Leonardo Cortez estará à disposição para um bate-papo com o público. A apresentação gratuita é resultado de parceria da entidade com a Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), instituição fundada em 1989 por pais de crianças com Síndrome de Down.
A cidade de Atenas vive grande expectativa pelo do governador Teseu com a sua amada Hipólita. Para as bodas, Teseu quer um lindo festejo e incumbe seu fiel empregado Filóstrato de cuidar pessoalmente dos detalhes da comemoração, sem suspeitar da antiga paixão de Filóstrato pela sua noiva. Os preparativos são interrompidos pela visita inesperada do ancião Egeu, pai da bela Hérmia que contra a vontade do pai e por estar apaixonada pelo bravo Lizandro, recusa casamento ao rico Demétrio. Inconformado com a desobediência, Egeu pede que o governador aplique uma lei tradicional e interne a própria filha num convento. Para fugir da punição, o casal foge e se embrenha na floresta, um universo mágico onde vivem fadas, o Rei Oberon, a Rainha Titânia , Puck e o espírito zombeteiro que por lá habitam.
Paralelamente a todos esses acontecimentos, uma desastrada trupe de teatro ensaia uma peça para ser apresentada no casamento de Teseu. Dirigidos pelo rígido diretor Pedro Marmelo, entre os artistas está o vaidoso Tonico Novelo , o tímido Chico Flauta, o imprevisível João Serrote, o talentoso músico Zé Trombudo e o revoltado Tião Faminto.
Ao longo do espetáculo, uma série de confusões se sucedem, graças à ação atrapalhada de Puck, até que os mal-entendidos deságuem num final em que tudo se resolve, como num inesquecível sonho de uma deliciosa noite de verão. De forma ousada e perspicaz, o diretor conduz os 20 atores, portadores de Síndrome de Down, numa trama shakesperiana com muita aventura e emoção.
O SESI-SP oferece atividades culturais gratuitas em todo o estado, que incentivam a produção artística e a inclusão social, proporcionando ao público momentos de reflexão e diversão.

Sobre o grupo

A Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), criou em 1998, o Grupo ADlD de Teatro. Inicialmente, as atividades eram extensões das aulas de teatro oferecidas dentro da grade curricular da associação. A necessidade de aprofundamento e a acentuada identificação dos alunos portadores da Síndrome de Down com a linguagem teatral justificou a criação do grupo. E, desde então, montou os espetáculos Romeu e Julieta (1998), Cinco Pequenas Histórias Em Família (1999), O Jornal Falado (2000), Muito Barulho por Nada (2002), O Mambembe (2004), Um Violinista no Telhado (2006) e A Vida é Sonho (2008).

0 comentários:

Postar um comentário